Geranium-LOGO-H1
Artigos

Saúde integrada: corpo e mente em harmonia.

Compartilhe com os amigos:

A própria Organização Mundial da Saúde definiu em 1946: saúde é o “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Ou seja, corpo e mente são unidades indivisíveis e complementares, portanto os fatores e sintomas emocionais e físicos se relacionam.

A concepção da integração entre corpo e mente é praticada há milênios na cultura oriental, mais especificamente nos povos e países hinduístas e budistas. Com a globalização da cultura oriental e a própria evolução da ciência, a saúde integrada tem se consolidado mundo afora, já sendo bastante conhecida no Brasil. E, principalmente, cada vez mais procurada por pessoas que buscam o equilíbrio físico, mental e social.

Saúde não é apenas é a “ausência de doença”.  

Segundo a saúde integrada, o corpo não pode ser entendido de forma reducionista, como apenas uma massa fisiológica que funciona voluntariamente. O indivíduo fala pelo corpo, através de sintomas provocados por patologias.

Com certeza você já ouviu falar de doenças psicossomáticas, que são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta e nítida entre a saúde emocional e a física. Um exemplo infelizmente bem comum: stress, ansiedade ou extrema tristeza causam enxaquecas, úlceras e dores musculares, entre outros.

Mas as clínicas que proporcionam atendimento de saúde integrada podem ter uma atuação mais ampla e preventiva do que somente atender a doenças psicossomáticas.

O paciente como protagonista do processo.

Os profissionais que trabalham com saúde integrada tomam como ponto de partida a pessoa e não a doença ou possível doença. Esta postura facilita a compreensão do que de fato motiva a pessoa a procurar ajuda. Além disso, permite um cuidado que se adapta à diversidade de cada pessoa, tornando o atendimento mais personalizado e humanizado.  

Assim, cada médico ou terapeuta passa a ser um colaborador junto a especialistas de outras áreas, investigando e aplicando os melhores recursos para melhora da saúde integral do paciente. Até porque a forma como as doenças se manifestam no organismo e mente são diferentes em cada indivíduo.

A investigação pode envolver inclusive fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais, assim como também eventualmente buscar ações junto à família do paciente, através de terapias que possam contribuir para um tratamento mais eficaz.

A combinação das especialidades garante mais precisão no diagnóstico e no tratamento.

As clínicas integradas tem ganhado muito espaço mundialmente devido aos resultados positivos no tratamento dos pacientes. O médico também tem vantagens, pois através do diálogo com profissionais de outras áreas, pode estabelecer um diagnóstico e seus tratamentos de uma forma completa, rápida e prática.

Além de ampla diversidade de médicos, o Instituto de Saúde Geranium oferece outras especialidades que podem ser combinadas ao tratamento patológico, proporcionando atendimento integral ao cliente.

Além de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Pilates, o quadro multiclínico oferece técnicas em ascensão como Tethahealing, Microfisoterapia, Constelação Familiar, Hipnoterapia e Quiropraxia.

Conheça nossos especialistas

Lembre-se, nossos profissionais estão sempre prontos para lhe atender, clique abaixo para agendar sua consulta.

Deixe um comentário

• Quem Somos

O Instituto de Saúde Geranium veio suprir uma necessidade ao ser a primeira clínica com atendimento multidisciplinar de saúde integral de Medianeira e região. Um local que reúne várias especialidades médicas no mesmo endereço, proporcionando principalmente economia de tempo, cada vez mais valioso no corrido dia a dia.

• Postagens Relacionadas

• Siga-nos