A concepção da integração entre corpo e mente é praticada há milênios na cultura oriental, mais especificamente nos povos e países hinduístas e budistas. Com a globalização da cultura oriental e a própria evolução da ciência, a saúde integrada tem se consolidado mundo afora, já sendo bastante conhecida no Brasil. E, principalmente, cada vez mais procurada por pessoas que buscam o equilíbrio físico, mental e social.
Saúde não é apenas é a “ausência de doença”.
Segundo a saúde integrada, o corpo não pode ser entendido de forma reducionista, como apenas uma massa fisiológica que funciona voluntariamente. O indivíduo fala pelo corpo, através de sintomas provocados por patologias.
Com certeza você já ouviu falar de doenças psicossomáticas, que são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta e nítida entre a saúde emocional e a física. Um exemplo infelizmente bem comum: stress, ansiedade ou extrema tristeza causam enxaquecas, úlceras e dores musculares, entre outros.
Mas as clínicas que proporcionam atendimento de saúde integrada podem ter uma atuação mais ampla e preventiva do que somente atender a doenças psicossomáticas.
O paciente como protagonista do processo.
Os profissionais que trabalham com saúde integrada tomam como ponto de partida a pessoa e não a doença ou possível doença. Esta postura facilita a compreensão do que de fato motiva a pessoa a procurar ajuda. Além disso, permite um cuidado que se adapta à diversidade de cada pessoa, tornando o atendimento mais personalizado e humanizado.
Assim, cada médico ou terapeuta passa a ser um colaborador junto a especialistas de outras áreas, investigando e aplicando os melhores recursos para melhora da saúde integral do paciente. Até porque a forma como as doenças se manifestam no organismo e mente são diferentes em cada indivíduo.
A investigação pode envolver inclusive fatores sociais, culturais, econômicos, ambientais, assim como também eventualmente buscar ações junto à família do paciente, através de terapias que possam contribuir para um tratamento mais eficaz.
A combinação das especialidades garante mais precisão no diagnóstico e no tratamento.
As clínicas integradas tem ganhado muito espaço mundialmente devido aos resultados positivos no tratamento dos pacientes. O médico também tem vantagens, pois através do diálogo com profissionais de outras áreas, pode estabelecer um diagnóstico e seus tratamentos de uma forma completa, rápida e prática.
Além de ampla diversidade de médicos, o Instituto de Saúde Geranium oferece outras especialidades que podem ser combinadas ao tratamento patológico, proporcionando atendimento integral ao cliente.
Além de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Pilates, o quadro multiclínico oferece técnicas em ascensão como Tethahealing, Microfisoterapia, Constelação Familiar, Hipnoterapia e Quiropraxia.