Eu preciso de um nutricionista ou nutrólogo?
Os nomes são similares e as duas áreas estão ligadas à adoção de hábitos alimentares saudáveis, ambas importantíssimas, porém com enfoques diferentes.
A primeira diferença está logo na formação de cada profissional. O nutricionista é graduado em Nutrição e pode se especializar em diferentes áreas, como por exemplo esportiva, funcional e clínica. Já o nutrólogo é um formado em medicina e posteriormente faz uma especialização ou residência em nutrologia médica.
O nutricionista tem um conhecimento mais específico sobre os alimentos, enquanto o nutrólogo tem um foco maior em identificar as deficiências do metabolismo ligadas à alimentação, para fazer um diagnóstico e indicar tratamento.
Qual a atuação do Nutricionista?
O papel do nutricionista é identificar as deficiências e os excessos nutricionais dos pacientes, promovendo uma reeducação alimentar por meio da indicação de alimentos saudáveis e de uma dieta equilibrada. Para isso, leva em consideração as características e metabolismo de cada pessoa.
Somente o nutricionista pode prescrever planos alimentares, que são personalizados para atender as necessidades e objetivos de cada indivíduo. Eles podem montar cardápios adequados, por longos períodos, criando uma rotina saudável de alimentação para seus pacientes.
O nutricionista também cuida da prevenção e do tratamento de doenças ligadas à alimentação, mas não pode receitar medicamentos.
Então, se você quer melhorar sua alimentação por algum motivo, procure uma Nutricionista.
Confira aqui nossos especialistas.
E onde entra o Nutrólogo? O médico nutrólogo é capacitado para diagnosticar problemas que causam alterações no metabolismo, sendo boa parte ganho ou perda de peso. O nutrólogo identifica alterações no hábito alimentar, na digestão, absorção e excreção de nutrientes, assim como alterações metabólicas que justifiquem intervenções que podem mudar o curso das doenças.
Entre os diagnósticos mais comum estão a obesidade e suas consequências, além de transtornos alimentares como bulimia, anorexia nervosa e compulsão alimentar. O objetivo não é simplesmente fazer com que a pessoa emagreça ou ganhe peso, mas sim descobrir o que está acontecendo com o organismo desse paciente.
E por que não uma combinação saudável dos dois profissionais?
Nutricionista e nutrólogo podem desenvolver um tratamento em parceria. Imagine um caso onde o nutrólogo diagnostica a origem do problema, e encaminha para que o nutricionista monte uma dieta específica e adequada para as deficiências daquele paciente.
De uma forma resumida, as principais diferenças entre os dois profissionais são:
Nutricionista | Nutrólogo |
Graduado em Nutrição | Graduado em Medicina e especializado em Nutrologia |
Atua com assistência dietética e educação nutricional | Estuda e diagnostica alterações metabólicas |
Prescreve dietas e suplementos | Prescreve medicamentos |
Fornece orientações nutricionais específicas | Fornece orientações alimentares gerais |
O Instituto de Saúde Geranium conta com duas Nutricionistas em sua equipe.
A Dra. Erika Valiati, também sócia-fundadora, trabalha com Nutrição Funcional e Ortomolecular Personalizada.
A Dra. Geane Barbara Fernandes é especialista em Nutrição Esportiva, além de Nutrição voltada para vegetarianos e veganos.
(links para cada especialista citada)
Se você acha que pode e deve melhorar sua alimentação, marque sua consulta.