Uma proposta inovadora de experiência em saúde e bem estar precisa de um nome que atenda e represente os novos conceitos introduzidos na região.
As fundadoras do Instituto de Saúde Geranium foram buscar inspiração na flor. Um elemento da natureza apreciado por todos pela beleza, sensibilidade e conexão com os ciclos naturais, como a harmonia com abelhas, borboletas, ventos e o beija-flor na reprodução, o que também remete à força e à essência feminina.
E há um motivo para a flor escolhida ser o gerânio. Aliás um não, vários.
Os gerânios, nativos da África do Sul, possuem longo ciclo de vida e florescem praticamente todo o ano, exceto em regiões muito frias. Famosos por suas flores coloridas e perfumadas, os gerânios não precisam de muitos cuidados específicos, são fáceis de cuidar e por isso muito comuns de se ver tanto em jardins como em ambientes internos. Hoje são identificadas mais de 400 espécies de gerânio mundo afora.
Traduzindo as características da flor com a proposta do Geranium temos:
• Sensibilidade e essência feminina.
• Respeito à natureza, portanto ao corpo.
• Comunhão com o ambiente e a comunidade.
• Qualidade e atendimento personalizado.
• Segurança, confiança e acolhimento
• Versatilidade e pluralidade
Assim, o nome Geranium representa com muita plenitude a proposta de valor instituída: um ambiente único onde atender e ser atendido se torna algo especial.
E por que na marca também aparece uma garça?
Traduzir e sintetizar uma proposta de valor em nome e imagem é uma das etapas mais desafiadoras – porém mais gratificantes – na construção de uma marca.
A equipe de design e marketing que atendeu o desafio do Geranium foi além da analogia bastante conhecida entre mulher e flor, mais especificamente as correlações entre o útero e o sistema reprodutor da planta.
A profunda pesquisa chegou até o idioma grego, onde descobriu-se que Geranium origina-se do latim geranos, que por sua vez tem suas raízes do grego γερανός que, em tradução direta ao português é justamente a ave “garça”.
Assim, foi criada uma analogia visual esteticamente bela e equilibrada, combinando a flor com o pássaro através de traços livres e soltos, em cores vibrantes, porém elegantes, que conversam intimamente com o perfil de harmonia e leveza do Instituto de Saúde Geranium.
E o “Instituto de Saúde”?
Por definição, “instituto” é uma organização permanente criada com propósitos bem definidos. De uma maneira geral, normalmente trata-se de uma organização voltada para o ensino ou pesquisa científica, muitas vezes sem fins lucrativos.
No Geranium, entende-se que toda consulta, terapia ou tratamento é um aprendizado, tanto para o cliente como para os profissionais que o atendem e inclusive para os colaboradores que conduzem o processo. Lembra da proposta de valor?Por isso o termo “instituto” foi adotado para batizar esse novo conceito de policlínica de saúde, somando ainda mais acolhimento, compromisso e confiança à proposta e estrutura da Geranium.