Durante a TPM, a temida tensão pré-menstrual, é bastante comum a mulher sentir mais fome, incluindo um desejo, digamos, bastante intenso por alimentos mais doces, em especial aquele chocolatinho que traz a sensação de prazer e conforto.
Se você se enquadra nesse cenário, saiba que não está só: cerca de 45% das mulheres apresentam compulsão por doces durante a TPM. Isso sem contar as constantes alterações de humor que tanto incomodam todo mês.
Acontece que nos dias que precedem o período menstrual, a mulher consome de 100 a 200 calorias a mais por dia. Para compensar, o metabolismo pode aumentar em até 11%. Em outras palavras, o corpo da mulher tenta manter o equilíbrio entre o consumo e a queima de calorias. Portanto, nada mais natural do que sentir mais fome que o normal, e até aí está tudo bem.
Mas, infelizmente o cenário pode ficar um pouco mais crítico. Durante esse período do ciclo, o corpo perde ou deixa de produzir alguns nutrientes essenciais e algumas mulheres apresentam deficiência de elementos importantes como cálcio, magnésio e vitamina B6. O resultado prático e evidente é: bem menos humor e muito mais vontade de consumir doces.
Se o problema é comer, a solução também vem justamente pela boca.
Um profissional de nutrição pode identificar e ajudar você a suprir essas deficiências, além de também indicar alimentos específicos que amenizam bastante a sua vontade exagerada de comer doce.
Veja aqui uma pequena lista com alguns exemplos de alimentos que têm justamente essa propriedade de ajudar a saciar a vontade exagerada por açúcar. Você pode inclusive acrescentar no seu cardápio já no seu próximo período de tensão pré-menstrual.
– Vegetais verde-escuros – couve, brócolis, rúcula, espinafre, agrião.
– Aveia
– Sementes – semente de abóbora e de girassol, gergelim, chia, linhaça.
– Oleaginosas – castanha de caju, castanha-do-Pará, noz, amêndoa.
A Dra. Erika Valiati, Nutricionista e sócia-proprietária do Instituto de Saúde Geranium, tem uma dica valiosa. Segundo ela, o importante é sempre simplificar a introdução desses itens naturalmente no seu dia a dia. Por exemplo, acrescente os ingredientes com propriedades “anti-TPM” nas suas saladas, frutas, sucos, vitaminas, iogurte e nos seus lanches, desjejuns e refeições ao longo de todo o dia.
A importância do diagnóstico e acompanhamento da Nutricionista.
Se você adotar essas práticas alimentares já no próximo período menstrual, é bem possível que já comece a reduzir seus sintomas de TPM, em especial a tal ansiedade por doces.
Mas para um diagnóstico e dieta completos, que podem melhorar sua alimentação e metabolismo não só por conta da menstruação, são necessários uma consulta, orientações e o acompanhamento de uma profissional de Nutrição.
Portanto, agende logo sua consulta aqui no Instituto Geranium com a Dra. Erika Valiati. Você vai ver como uma alimentação equilibrada e adequada para você vai mudar sua vida. E não só uma vez por mês.